descomplicados-logo-preto

Visitar as Filipinas

As Filipinas são um arquipélago tropical no Sudeste Asiático, conhecido pelas suas praias deslumbrantes e vulcões.

Sobre as Filipinas​

As Filipinas, oficialmente República das Filipinas, são um país no Sudeste Asiático, situado num arquipélago na Insulíndia. Composto por 7.641 ilhas categorizadas em Luzon, Visayas e Mindanau, o país é delimitado pelos mares das Filipinas, Celebes, Sulu e China Meridional. Manila é a capital, e Cidade Quezon é a mais populosa, ambas na Região Metropolitana de Manila. Cobrindo aproximadamente 300.000 km², as Filipinas são o 72º maior país do mundo.

Com mais de 100 milhões de habitantes, as Filipinas são o sétimo país mais populoso da Ásia e o 13º no mundo. Uma diáspora de 12 milhões de filipinos reside no exterior. O arquipélago abriga diversas etnias e culturas, desde os primeiros habitantes negritos até sucessivas ondas de povos austronésios. Ao longo da história, vários reinos e nações estabeleceram-se, com comércio ocorrendo com a China, malaios, indianos e islâmicos. A moeda oficial das Filipinas é o Peso Filipino (PHP).

O que é preciso para entrar nas Filipinas: 

Cidadãos portugueses não necessitam de visto para as Filipinas para estadias inferiores a 30 dias. Ou seja, se a vossa viagem em família for inferior a 30 dias, não precisam de se preocupar com o visto, basta chegar e entrar sem quaisquer pagamentos. Têm apenas que preencher o formulário online: https://etravel.gov.ph/signin, 72h antes da vossa chegada, para quando chegarem poderem apresentar no check in do aeroporto o QR code que este site irá gerar. Muito importante para a entrada nas Filipinas é ter o passaporte válido por mais de 6 meses e ter também um bilhete de saída. Caso pretendam ficar no país por mais de 30 dias podem fazer o visto na Embaixada das Filipinas em Lisboa antes de viajar, ou depois de quiserem estender só depois de já estarem nas Filipinas, também é possível, podem pedir a extensão do visto em qualquer departamento de imigração (não precisa de marcação, basta ir de manhã cedo), que normalmente se encontram nas grande cidades. Renovar o visto pessoalmente pode demorar cerca de 2 a 3 horas e aguardam no local até ficar pronto, o pagamento tem que ser feito em dinheiro. Podes também fazê-lo online e é mais prático, no entanto não é explicito no que diz respeito às crianças, e por isso optámos por fazer presencialmente. O preço será exatamente o mesmo que no Departamento de imigração, o custo é de 3030 pesos (cerca de 50€). FAzer online também pode demorar algum tempo, entre 3 a 5 dias. Fazendo presencialmente fica logo feito. Se fizerem online, devem fazê-lo cerca de 1 semana antes de terminar o prazo do visto atual, para garantir que o recebem a tempo no Email que indicaram no registo.

Coisas a fazer

praia

surf

relaxar

explorar

As Filipinas podem ser um destino seguro para turistas, especialmente em áreas turísticas populares. No entanto, é sempre recomendável fazer uma pesquisa detalhada sobre as condições específicas da região que pretendem visitar e tomar medidas de precaução durante a sua estadia. Ter em especial atenção em cidades grandes e bairros rurais.

Para viajar de Lisboa para as Filipinas é preciso fazer voos com escalas, pois não há voos diretos entre o aeroporto de Lisboa e Manila, o principal aeroporto das Filipinas. O tempo de viagem entre Lisboa, Portugal, e as Filipinas pode variar significativamente com base nas rotas escolhidas, escalas, companhias aéreas e condições específicas de voo. Geralmente, voos de longa distância para as Filipinas a partir de Lisboa envolvem escalas em diferentes cidades, o que aumenta a duração total da viagem. Em média, a viagem pode levar entre 15 e 25 horas ou mais, dependendo das condições do voo. Normalmente os voos com muitas escalas tendem a ser mais baratos, mas por vezes pode não justificar, uma vez que durante escalas, há necessidade de ter gastos extras, tal como refeições ou até alojamento, isto para não falar de maior cansaço e horas perdidas da nossa viagem. Por isso devem avaliar bem todas as condições.

Para ir para Maldivas a sair de Portugal, o melhor é encontrar um voo até Dubai e depois para Malé, a capital do arquipélago. É possível chegar às outras ilhas do país de barco ou hidroavião. Ainda é possível fazer ligações no Qatar, na Turquia, entre outros países na Europa. Um voo considerado confortável e rápido pode demorar entre 14h a 18h com 1 escala.